Title Image

Blog

CV Fênix dicas e novidades do blog

Porque Chocolate é proibido aos cães

Sempre necessário lembrar em épocas e da tas comemorativas as situações que mais acon-tecem acidentes com nossos pequenos pets. As

datas que mais observo alterações estão o Natal e a Páscoa. Certamente são datas de congrega-ção familiar e muito a alegria, pois juntamos a familia e amigos para grandes comemorações com trocas de lembranças e normalmente ali-mentação familiar.

Ocorre que, no periodo da Páscoa, os proble-mas ocorrem com a entrega de ovos de choco-late, que muitas vezes são consumidos rapida mente ou em alguns dias e semanas. Como essa época aumenta a ingestão de chocolate é o prin-cipal motivo de acidentes com nossos animais.

Importante entender que o chocolate possui dois componentes importantes, que é a teo-bromina e a cafeina, que fazem mal aos cães. gente teobromina; é a substância tóxica mais im-portante do chocolate; que provoca estimula-ção cerebral ea h aumento da atividade cardíaca, levando a arritmias cardiacas,s taquicardia (ba-timento muito rápido do coração), tremores e convulsões. Como uma curiosidade importante é que teobromina não é metabolizada pelo or-ganismo dos animais, acumulando-se no corpo. Em relação a cafeina, tem riscos também de to-xicidade no organismo do cão, e não importa a quantidade de chocolate ingerida, pode ser fatal para os cães, principalmente se forem filhotes ou idosos.

Os níveis de teobromina são mais altos nos chocolates mais escuros, ou seja, quanto mais

cacau tiver o produto, mais tóxico ele será, existem diversos trabalhos publicados falando sobre a toxicidade do chocolate no cão, sendo que os trabalhos apresentam que as doses tóxi-cas de teobromina estão próximas a 100mg/kg sendo fatais perto de 200 mg/kg, porém, com a ingestão de apenas 20mg/kg há relatos de si-nais de intoxicação, como vômitos e diarreia, e também de sinais de efeitos cardiotóxicos com ingestão de 50mg/kg de teobromina. Assim, é possivel afirmar que não há quantidade segura para dar chocolate ao cão, sendo completamen-te alimento proibido, é um veneno.

Em casos de acidente com a ingestão de cho-colate, é extremante importante e necessário, levá-lo imediatamente ao Médico Veterinário para ser examinado e na maioria das vezes re-alizar procedimentos para vómitos, lavagens gástricas e medicações para tentar evitar a absorção da teobromina pelo organismo, bem como tratamento suporte e exames laborato-riais para verificar alterações metabólicas do paciente. Assim, cuidem para que não haja aci-dentes.

No mais aproveito a oportunidade para de-sejar a todos uma Páscoa repleta de alegrias e renovações com toda a familia, amigos e seus pets.

Magda Izidio de Souza

Médica Veterinária CRMV-SP 2703

100 Comments
Post a Comment
Name
E-mail
Website